Páginas rasgadas...

Gula


De acordo com o dicionário Aurélio, gula é s.f. Vício ou defeito de comer e beber em demasia; glutonaria. / Fig. Desejo ardente, sofreguidão.


No conhecimento empírico dos pecados capitais a gula ganhou o estereótipo do ato de alguém se alimentar excessivamente: comer muito e tudo o que for possível. Entretanto, se analisarmos a razão filosófica da gula e do seu real valor da para perceber claramente o seu significado verdadeiro: o fato de querermos sempre mais, muito mais do que precisamos, literalmente.

Traduzindo a frase anterior, a gula nada mais é do que uma ambição desenfreada: o desejo intenso de querermos alcançar nossos objetivos e nos tornarmos pessoas de sucesso. É claro que ser ambicioso não significa necessariamente que você queira mais do que o necessário; a ambição é importante para conquistarmos nossos sonhos e desejos, mas determinados indivíduos possuem este sentimento de forma deturpada, visam apenas crescer na vida independente dos meios que o faça, seja pisando nos colegas de trabalho, seja por meio de trapaças.

A gula é isso: você querer mais que pode, querer abraçar o mundo com seus pequeninos braços. É este desejo de insatisfação pessoal com o que possui na vida até o momento. Parece que nada basta, nada é o suficiente para a felicidade.

Cuidado: normalmente tais atitudes são acompanhadas pelo fracasso e decepção, além da frustração de não conquistar o que nunca pode ter. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário