Páginas rasgadas...

Inveja - 7 pecados

"Essa enfermidade a que os amantes chamam de ciúme e a que melhor chamariam desespero raivoso tem por componentes a inveja e o menosprezo. Quando tal enfermidade domina a alma enamorada, não existe ponderação que a sossegue nem remédio que a possa curar." (Cervantes) 

Segundo o dicionário Aurélio, inveja é o sentimento de cobiça à vista da felicidade, da superioridade de outrem. 

Inveja: vil e traiçoeira, pronta para lhe dar o bote a qualquer momento. Sutil, mas ataca com ferocidade. Jaz aquela frase: “Prego que se destaca leva martelada”. Pois bem, o martelo nada mais é do que aquele que se tornou envenenado por este sentimento que deturpa a honra e a moral. Creio que este seja o pecado capital do século XXI: à medida que crescemos em nossas vidas somos alvos certeiros dos invejosos de plantão. Seja na faculdade, escola, emprego ou no âmbito familiar; basta conquistamos nossos objetivos através do árduo trabalho para nos tornamos vítimas da cobiça alheia, basta nos destacarmos através da nossa competência para sermos alvos certos dos amargurados invejosos que farão de tudo para pisar em você no seu primeiro erro. 

Eugenio Lara, espírita, escreveu há alguns anos um trecho que me chamou a atenção: Inveja. Eis um dos sentimentos mais torpes e difíceis de serem eliminados da alma humana. Trata-se de um dos vícios que mais causa sofrimento à humanidade. Onde houver apego à materialidade das coisas, notadamente em seu significado, naquilo que o objeto de desejo simboliza em termos de bem-estar e status quo, aí estará a inveja, sobrevoando os pensamentos mais íntimos qual urubu ou abutre insaciável, esfomeado pela carniça. A cobiça é o seu moto-contínuo. 

Digo apenas uma coisa para estas pessoas sem conteúdo e visão empreendedora de crescimento: vá trabalhar vagabundo. Cada um tem o que merece. Não vale a pena se corroer por este sentimento que denigre gradativamente sua alma. Lute e almeje objetivos a serem alcançados. Quem acredita sempre alcança correto? Então confie mais em si mesmo e no seu potencial, pare de cobiçar aquele que luta dia a dia, suando a camisa para conquistar o que aspira. Tenha caráter, não vale a pena ser apenas um invejoso e nada conquistar em sua vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário